Múltiplos Serviços

O empreendedor

"Ser empreendedor significa ter, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas, pôr em prática idéias próprias, características de personalidade e comportamento que nem sempre é fácil de se encontrar. Psicologicamente, as pessoas podem ser divididas em dois grandes grupos, de acordo com (David McClelland), urna minoria que, quando desafiada por uma oportunidade, está disposta a trabalhar arduamente para conseguir algo, e uma maioria que, na realidade, não se importa tanto assim. As pessoas que têm necessidade de realizar se destacam porque, independente de suas atividades, fazem com que as coisas aconteçam. Bernard Shaw foi muito feliz ao descrever o inconformismo com o "status quo" daqueles que têm grande necessidade de realizar. De acordo com ele: "O homem racional adapta-se ao mundo, irracional tenta adaptar-se o mundo a si. Portanto, todo progresso depende do homem irracional".(') Segundo Degen, os fatores mais importantes que inibem o surgimento de novos empreendedores são: imagem social, disposição de assumir riscos e capital social dos potenciais dos mesmos.
A maioria das pessoas que têm sucesso nas suas carreiras profissionais nunca pensou seriamente na possibilidade de iniciar um negócio próprio. Não é que elas não gostariam de se tornar empreendedores bem-sucedidos, mas por não estarem dispostas a dar um passo, na sua opinião, para trás, imprescindível ao sucesso, que significa abandonar o conforto de sua carreira bem sucedida, para sujar as mãos com atividades necessárias para iniciar um empreendimento próprio.
A realidade é que todo empreendedor que deseja ter sucesso precisa estar disposto a, no início, desenvolver ele mesmo todas as atividades na sua empresa. É preciso fazer as compras, atender pessoalmente a clientes e fornecedores, vender, entregar, fazer contabilidade e, eventualmente, até limpeza. Não há nenhuma vergonha no trabalho honesto. Porém, muitos pensam que, após terem atingido uma boa posição como empregados, as tarefas necessárias para iniciar um novo negócio vão prejudicar a sua imagem social. Por este motivo, acabam preferindo permanecer no "conforto" do emprego.
Rogério Loureiro

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...